CRÔNICA DO MÊS
04/11/2019
CRÔNICAS DO Pr. Élio Loiola
TIRANDO PARA FORA OS QUE SÃO DE DENTRO
Jesus veio a este mundo buscar os que se haviam perdido. E tirá-los para fora do lugar de onde se perderam (João 10). Seria do mundo? Creio que não,( João 17:15; 1 Cor. 5:10) Mas, como estariam perdidos, se eles estavam a frequentar assiduamente e seguir cegamente uma religião que os ensinava sobre Deus? ( Mateus 15:14)
Bem. só um parâmetro para se pensar e avaliar se hoje não há muitos que ainda se encontram no mesmo estado de quando O Cristo veio para os resgatar e os guiar corretamente ao Pai.
O que aprendo com O Espírito Santo sobre isso, é que os que estão convertidos a um sistema religioso e não a Deus, se tornam cegos sendo guiados por outros cegos, deixando de se aperceber qual é a sua real realidade espiritual e a de seus semelhantes à sua volta.
Onde, nunca poderão servir ao Pai celestial em espírito e em verdade por não enxergarem a Verdade. Pois, estão a servir uma falsa religião, deixando de praticar a verdadeira e única que é reconhecida e provida por Deus em todo o tempo e lugar.
Essas falsas religiões precisam promover para e por si mesmos, outros meios de sustentação para prosseguir a propagar a sua mentira, e em alguns casos até usurpando das Escrituras sagradas para criar uma credibilidade em suas práticas que para Deus, são abomináveis. Pois, a letra quando não revelada pelo Espírito tende a matar aos que a praticam distorcidamente e para atender aos seus desejos carnais alimentados por suas vaidades mortíferas.
Finalizando. creio que assim como Jesus veio para tirar para fora os que eram seus, da mesma forma hoje, O espírito santo está a fazer, tirando aqueles que o ouvem, mesmo que estando dentro de um novo sistema, que de novo, não tem nada. Pois, tudo se repete igualmente nesse mundo.
'' O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo! "? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.
Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles. '' Eclesiastes 1:9-11
O problema é que não nos lembramos, se O Espírito Santo não nos trouxer à lembrança.
'' Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. '' João 14:26,27
Pr. Élio Loiola
-------------------------------------------
01/10/2019
TUDO SE REPETE, MAS NINGUÉM SE LEMBRA E POR ISSO SE ESCANDALIZAM AINDA...
Eclesiastes 1: 9. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. 10. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. 11. Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.
A Bíblia nos ensina que as mesmas coisas sempre se repetem neste mundo. Se pensarmos por este prisma vemos que Jesus veio retirar aqueles que n'Ele creram para fora da religião que pensava estar servindo ao Senhor.
Porém, nos é revelado e sabemos que não estavam.
João 8: 39. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. 41. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus. 42. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. 44. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Hoje muitos pensam da mesma forma, e quando Jesus chama os seus filhos para fora, se escandalizam e até os perseguem. Tal qual fizeram aqueles de outrora.
Sendo assim, e examinando racionalmente juntos com O Espirito Santo, será que Jesus veio ao mundo, sofreu e morreu para por fim a uma religião tirana e inescrupulosa para hoje Ele ser O Cabeça de uma ou de outras várias que se comportam igual ou até mesmo pior do que aquela que Ele confrontou.
Deixe Ele ter um encontro pessoal contigo, distante de toda a religiosidade e até mesmo idolatria que o cerca impedindo que você seja de fato liberto e livre por Ele. (João 8:32 e 36)
Hoje Ele chega à porta de Laodiceia para tentar despertar alguns que decidam ouvir a sua voz e permitam que Ele entre para cear com eles e eles com Ele de uma forma singular, íntima e pessoal. E assim, ensina-los a andar conforme Ele andou para que O Pai tenha prazer neles eternamente.
Voltando ao início do nosso assunto.
Não estaria hoje O Espirito Santo chamando para fora aqueles que o ouvem para saírem dessa catastrófica e maligna religiosidade que em seu contexto identifica-se como a de Laodiceia. Querendo nos ensinar a verdadeira religião aprovada por Deus como ensina o apóstolo Tiago e como nos revela também o apóstolo João.
1 João 2: 20. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. 27. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
Palavra esta dita antes por Deus, O Pai Celestial por meio ainda de seus antigos profetas.
Jeremias 32: 40. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim. 41. E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma.
Ezequiel 36: 26. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
E a estes terão o discernimento da unidade requerida por Deus e se tornarão de fato, n'Ele, por Ele e para Ele, um só povo, com um só coração.
Ezequiel 11: 19. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
E para confirmar:
João 17: 20. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; 21. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Lembrando ainda, que em Apocalipse todos ( os que são seus) são exortados a se retirar da Babilonia espiritual a que se contextualiza visivelmente neste mundo (Apocalipse 18).
Os remanescentes do Senhor neste mundo não pertencem as denominações instituídas por homens, mas, sim, ao Reino Eterno estabelecido por Deus, O Eterno Senhor de tudo e de todos.
Pois, quem vive para as denominações separatistas não vivem para O Reino celestial, mas, para um reino terreno e efêmero em sua existência. Tal qual aqueles que reinam nele.
Pr. Élio Loiola
---------------------------------------------------------------------------------------------
26/09/2019
Quanto aos mercenários da fé...
Bem, enquanto há os que pagam, haverá os que cobram para pregar a salvação que é inteiramente pela graça de Deus.
Hoje mesmo vi e ouvi nas mídias radiofônicas que por R$ 35,00 "você pode ser avivado espiritualmente, com uma palavra que mudará a sua vida de um dos maiores pregadores da nossa época".
E me veio a lembrança Jesus Cristo que sendo O Filho de Deus pregou e ensinou sem nunca nada cobrar e sem limitar de forma alguma os que queriam e precisavam ouvir a Palavra da salvação.
Teria estes maiores pregadores de hoje, uma palavra mais transformadora e poderosa do que o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo, para então, estabelecer um preço para liberá-las.
Para mim, tudo o que tem preço, passa a não ter valor, pois, o que tem valor real para nós, não pode ter um preço a ser pago. Mas, enfim, no caso deste "grande pregador", apressem-se, pois, os "INGRESSOS" são limitados.
Que O Senhor tenha misericórdia dessa geração rebelde e incrédula.
Que estabelece sua própria forma de pagamento, não querendo depender da provisão de Deus para suas vidas...
Pr. Élio Loiola
Comunidade & Ministério
Só em Cristo Há Vida
================================================================
21/08/2019
MESMO PREGANDO SOBRE UNIDADE ENCONTRAREMOS E DEPARAREMOS COM A DIVISÃO E A DESUNIÃO
Percebo que ao ensinar sobre a unidade em Cristo exortado pelo próprio Cristo. Em muitos, tende a causar, na realidade de sua concepção sobre a igreja de Cristo, divisão. E isso, porque e para com aqueles que não tiveram ainda uma mente renovada. Não se tornaram ainda em uma Nova criatura.
Não nasceram de novo para o Reino de Deus, pela vontade do Espírito. Simplesmente se tornaram membros de uma denominação e sua visão se tornou denominacional e não celestial. Sua Voluntariedade é exercida por motivações carnais e não espirituais.
Seu novo " nascimento" se deu pela vontade de um líder denominacional que multiplica dos seus frutos para a sua denominação tão somente, que é temporal. Negligenciando assim, a produção de frutos de arrependimento para com Deus, que sejam permanentes, eternos. Que sejam eternizados para a glória de Deus. E esta glória, Deus não dá a ninguém.
Nem as imagens de escultura como também a qualquer denominação que "anuncia à Sua Salvação". Nem mesmo às mais renomadas e conhecidas deste mundo.
Isaías 42: 8. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.
Isaías 48: 11. Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a darei a outrem,
Pensemos nisso...
Pr. Élio Loiola
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11/06/2019
SEMPRE CASADOS & ENAMORADOS
Muitos casais se desfazem declarando que com o tempo o amor entre eles acabou. E isso ocorre e muito no meio cristão. Então, como cristão, acredito, porém, que o que acabou foi a atração carnal e estética de um dos lados e quando não, dos dois.
Onde o amor literalmente, do qual a Bíblia nos exorta a ter pelo cônjuge nunca, de fato, se iniciou ou existiu. Pois, na realidade, quando e onde este amor se inicia e existe, ele nunca deixa ou deixará de existir, nem o tempo, nem nada poderão extingui-lo. Pelo contrário, a tendência desse amor é crescer e se consolidar em cada um dos cônjuges.
Fazendo com que estes passem a ser guiados e motivados por ele e nunca por outras coisas que com o tempo deixarão realmente de existir no que diz respeito a aparência física, estética e tudo o mais que é secundário no relacionamento conjugal.
Porém, este sentimento, amor, com o tempo, deixou e deixa de ser um simples sentimento. Sendo agora um mandamento a se cumprir dia após dia. Não só por um temor a Deus, mas, também, agora, pelo desejo, prazer e obediência ao coração de cada um dos cônjuges.
E isto porque esse amor no decorrer do tempo, os fundiu de tal forma e maneira, tornando-os de fato, mesmo que não aparente, mas, de fato isso ocorre assim, consistente, aderente e inexoravelmente em uma só carne. Onde a separação destes, traria e traz de uma forma inexplicável uma sensação de morte para ambos.
Como que a ausência de oxigênio para respirar e manter-se vivo. Sendo, então, necessário, por uma questão de sobrevivência, que ambos continuem a investir, aprimorar, refletir e multiplicar deste amor, para que, somente, por ocasião da morte literal física de um ou de ambos este ciclo se encerre em suas vidas temporárias, que fora iniciado, guiado, processado e enfim findado pelo amor que os uniu até a morte.
Conduzindo-os agora, para a vida eterna cientes de que por temor e amor a Deus cumpriram juntos a carreira que por Ele lhes foi proposta.
Sabendo que a Bíblia nos revela de antemão, que Deus é Amor. E se Ele é Amor, como acabaria o amor, como deixaria de existir o amor.
Por isso, Digo crendo. Esse Amor do qual falamos nesse contexto. Nunca de fato existiu no início do ciclo conjugal. Até porque O Amor que nos uniu É poderoso para manter até o fim o pacto por nós, os cônjuges firmados n'Ele, por Ele, para Ele é com Ele eternamente.
Pois, escrito está:
1 Coríntios 13: 1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5. não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6. não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7. tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9. porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10. mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. 11. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. 13. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
Cônjuges!!!
Orem constantemente um pelo outro para que a cada novo dia Deus lhes dê um novo homem para você esposa, uma nova mulher para você marido, para que cada um viva sempre uma novidade em amor e paixão sempre com o mesmo cônjuge. E creia que Ele faz, Ele pode sempre, todos os dias, fazer tudo novo de novo...
Pr. Élio Loiola
Comunidade & Ministério
Só em Cristo Há VIda
____________________________________________________________________
13/05/2019
SOMENTE NA UNIDADE COM CRISTO E DE CRISTO A PRESENÇA DE DEUS SERÁ ETERNIZADA EM NÓS.
'' Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. '' João 17:20-24
Não permita, jamais, que as instituições denominacionais forjadas pelos homens separe aos que foram unificados pela única e real instituição que subsistirá na eternidade. A igreja espiritual que Deus instituiu em Cristo Jesus, com Ele, por Ele e para Ele eternamente.
1 Coríntios 1: 2. À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
E todos aqueles que por um motivo ou outro, voluntária ou involuntariamente, com consciência ou por negligência, fazem divisão entre irmãos, não são e nem serão membros do Corpo de Cristo. Óbvio que sempre na observância das doutrinas fundamentais determinadas pelo Seu fundador que é também o fundamento do qual toda a obra deve ser por estes construídas - Jesus Cristo.
1 Coríntios 3: 10. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Na graça, paz e unidade em Cristo.
Comunidade & Ministério
Só Em Cristo Há Vida
Pastor. Élio Loiola
-------------------------------------------------------------------------------------------------
01/04/2019
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho / 2019
PREGAR O EVANGELHO SEM IMPOR NADA, E SIM, PROPOR TUDO.
Bom dia amados, graça e paz!
Creio que os textos abaixo facilitam em muito a questão de pregarmos o Evangelho sem impor nada a ninguém, porém propondo tudo a todos. pois não sabemos a quem O Espírito Santo em Sua graça e poder irá convencer.
O profeta Isaías que mais revelações teve sobre Jesus Cristo e a salvação que só por Ele viria a toda a humanidade, estava ciente desta realidade, tanto que questionou ao senhor a respeito.
Da mesma forma O próprio Senhor Jesus, nos dá a verdade desta realidade em relação a Marcos 16:15 a seguir.
Onde podemos dividir o texto compreendendo a responsabilidade de cada parte envolvida.
Sendo que a primeira responsabilidade está sobre Aqueles que creem em Seu Nome e em seu Feito eterno ( pela Graça ) concernente á salvação da alma humana; que é o de pregar, anunciar esta realidade, esta boa notícia, e é óbvio que dando um testemunho fidedigno deste fato, estribando as palavras por meio de suas novas atitudes geradas por seus novos pensamentos, os pensamentos de Deus. pois temos agora a mente de Cristo.
A segunda está nos que ouvem a boa notícia, se irão ou não dar crédito a ele e então aderirem a ela sem argumentações e questionamentos.
A terceira é exclusiva de Deus, que por meio do Espírito Santo, distribui os dons ( realizando os sinais ) uteis a cada um de seus servos para que esta Verdade seja testificada e comprovada, porém o que mais testificará a respeito não são os dons externos, POIS ESTES PODEM E TEM SIDO FALSIFICADOS, mas sim os internos, que é o Fruto do Espírito Santo que brotou, cresceu e frutificou em cada ser transformado pela Sua Palavra eterna. ESTES NÃO TEM E NÃO PODEM SER FALSIFICADOS.
Por esta razão Jesus disse:
" Conheça a arvore tão somente pelo seu fruto. "
E preguemos o Evangelho em tempo e fora de tempo. pois Deus é fiel e vai cumprir suas promessas, assim como já o tem cumprido até aqui.
ISAÍAS:1 - QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
MARCOS 16:15- E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Pr. Élio Loiola